O Curso Básico de Medicina Intensiva realiza-se em formato b-learning. A componente presencial é nos dias 10 e 11 e Outubro de 2025, na sede da SPMI, em Lisboa. As inscrições estão abertas.
- Data Sessão Presencial: 10 e 11 de Outubro de 2025
- Local: Sede da SPMI, Lisboa
- Formato: B-Learning
- Público Alvo: Médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, médicos de outras especialidades médicas
- Inscrição: » Sócios da SPMI: 350 € | » Não Sócios: 400 €
- Metodologia letiva: Os métodos e técnicas selecionados estão em consonância com os objetivos pedagógicos estabelecidos e terão, como preocupação central, que os participantes sejam agentes ativos da aprendizagem. As sessões teóricas serão sob o formato e-Learning, a metodologia usada será a expositiva mediante a disponibilização na plataforma Moodle de apresentações de power point em voz off para explicação de conteúdos e sistematização de informações. A informação será disponibilizada para os formandos cerca de 30 dias antes da componente prática do curso. Nas sessões práticas haverá lugar aos métodos interrogativo para diagnóstico e confirmação da consolidação de conhecimentos, demonstrativo para exemplificação da realização das tarefas e ativo para a concretização das aprendizagens. Durante estas últimas os formandos serão divididos em quatro grupos de seis a rodar por quatro bancas simultâneas:– Em duas, o formador fará uma demonstração dos aparelhos de ecocardiografia, substituição renal e ventiladores. A esta demonstração segue-se um período de experimentação durante o qual o formando terá a possibilidade de se familiarizar com os aparelhos e de seguida programá-los de forma adequada ao caso clínico que lhe é exposto, sob a monitorização do formador; – Nas outras duas, o formador fará uma apresentação dinâmica de casos clínicos ao grupo e colocará perguntas para orientação diagnostica e terapêutica dos casos clínicos nas diferentes insuficiências de órgão abordadas.
- Coordenadores do curso: Raquel Cavaco e Nuno Germano
- Nº Máximo de Participantes: O curso realiza-se com o mínimo de 12 e o máximo de 32 formandos.
- Público-Alvo: O curso destina-se a Especialistas de Medicina Interna e Internos de Formação Específica, preferencialmente de Medicina Interna.
- Avaliação: A avaliação dos formandos terá, duas componentes: – A avaliação da aplicação prática dos conhecimentos teóricos*, na orientação de casos clínicos e na realização de ecocardiograma, programação dos ventiladores e aparelhos de técnica de substituição renal. Esta será realizada mediante grelhas personalizadas a cada teórico-prática, onde constarão 6 pontos de avaliação. Sobre estes pontos de avaliações os formandos serão classificados pelo formador de cada banca de 0 a 20 valores. Para ser considerado apto nesta prova prática o formando terá que ter > 10 valores em três ou mais pontos. – Avaliação teórica de conhecimentos**, mediante a realização de uma prova escrita, com 50 questões de escolha múltipla, com cinco alíneas cada e apenas uma resposta correta. A prova terá duração de 90 minutos e pontuará de 0 a 20 valores. Será considerado apto o formando que obtiver pontuação superior a 10 valores. O teste poderá ser realizado nos 7 dias que se seguem ao Curso na plataforma Moodle e só poderá aceder ao teste teórico quem tiver aproveitamento nas práticas. Para obtenção de certificado de participação, os formandos devem assistir à totalidade das aulas presenciais e a todos os módulos online.
O certificado final, com avaliação, implica não só a assistência da totalidade das aulas presenciais e dos módulos online, como também aproveitamento na componente prática e no teste téorico, segundo as regras acima referidas.
Mais interessa saber, que em caso de não aproveitamento das práticas, terá que ser repetido todo o curso.
TEM QUESTÕES?