O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) é um Núcleo de Estudos da SPMI, cujo objeto de existência é a promoção e desenvolvimento da formação em Medicina Interna. O Núcleo nasceu em 2012 como resultado de uma reunião para Orientadores de Formação dinamizada pela Direção da SPMI, tendo os presentes na reunião sentido a necessidade de criação de um núcleo de estudos que se dedicasse especificamente à área da formação, tanto para os Internos, como para os Especialistas de Medicina Interna.
Ao longo de 2014, como resultado de nova reunião plenária do NEForMI, o secretariado do núcleo, identificou como prioridade a reorganização e o aumento da oferta das atividades formativas que a SPMI já desenvolvia para os seus associados. Surgiu então o projeto Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI).
O FORMI ( Centro de Formação) foi então criado oficialmente a 9 de Janeiro de 2015 com a aprovação do seu regulamento de funcionamento pela Direção da SPMI. O ano de 2015 foi o ano 0 do FORMI com a estruturação do seu funcionamento, criação de dossiers pedagógicos e construção do seu primeiro Plano Anual de Formação que entrou em vigor em 2016.
O desafio seguinte, para além do crescimento da oferta formativa, foi o desenvolvimento do processo que levou à Certificação do FORMI como Entidade Formadora DGERT, que finalmente foi conseguida em Novembro de 2018. Desta forma, 2019 foi o primeiro ano de atividade do FORMI já como entidade certificada DGERT. Ao longo de 2019 foram mais de 20 ações de formação realizadas e perto de 1000 formandos que passaram pelos nossos cursos. Assinalamos ainda que em Junho 2019 foi ainda certificada pela DGERT a Plataforma Digital de Formação do FORMI e consequentemente a capacidade para a realização de cursos em e-learning.